Agricultura urbana é tema que inspira e mobiliza Nossa Brasília

Acontece no dia 16/05 o planejamento do Grupo de Trabalho sobre Agricultura Urbana do Movimento Nossa Brasília no Centro de Excelência em Turismo da UnB.

flyer PLAN GT AU com infosO Grupo de Trabalho sobre Agricultura Urbana (GT AU) nasce da mobilização voluntária de cidadãos do DF que se unem em diversos locais e contextos para plantar, conviver e se reconectar com a natureza, produzindo seus próprios alimentos. Já são 18 hortas urbanas mapeadas: Asa Norte, Asa Sul, Águas Claras, São Sebastião, Sudoeste… E muitas hortas por mapear.

Há oportunidades, mas há também muitos desafios nos canteiros da Agricultura Urbana do DF. A ideia de ver a cidade repleta de plantas comestíveis inspira muita gente, mas assusta outros tantos. Algumas hortas encontram resistência de moradores das superquadras, sobretudo no Plano Piloto. O DF ainda carece de uma regulamentação que  dê suporte à criação das hortas e incentive essa prática, que se espalha rapidamente como tendência socioambiental ao redor do mundo. Outras demandas dos grupos de Agricultura Urbana são a capacitação técnica e o acesso a insumos básicos, como a água.

Nesse contexto nasce o GT AU: um espaço plural de articulação dos diversos entusiastas, ativistas, técnicos relaconados ao tema e, sobretudo, apoiadores das hortas, dentre os quais a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, a Administração de Brasília, a Articulação dos Grupos de Agricultura Urbana do DF, o Mandato Sustentável do Deputado Joe Valle, o Mutirão Agroflorestal e o Movimento Nossa Brasília.

O encontro que acontece na manhã do dia 16/05, das 09h às 13h, no CET, UnB, servirá para a coleta de subsídios para o documento de Planejamento do GT AU. Este é o primeiro grande passo do GT, que possibilitará vislumbrar caminhos da agricultura urbana em Brasília, para conceber projetos e firmar parcerias afinadas com os objetivos prioritários do movimento. A participação é aberta a todos que se interessem pelo tema e tenham intenção de se engajar nas atividades do GT AU. É necessário confirmar presença previamente em: movimentonossabrasilia@gmail.com e também no evento da Rede Facebook.

Anúncios
Esse post foi publicado em agricultura urbana, cidades sustentáveis e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s